quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

QUE MAGREZA...

Organização do SPFW emite comunicado sobre magreza de modelos

Desde a manhã de hoje (20), o assunto em pauta no São Paulo Fashion Week é a magreza excessiva das modelos que estão desfilando nessa temporada – devido a matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo.
Por isso, a organização do SPFW emitiu um comunicado oficial, explicando as normas e a preocupação com a saúde das modelos: “desde o início desta temporada, notamos com preocupação que estão muito magras”, diz a organização. Leia abaixo, na íntegra:
“Desde 2007 a SPFW é a única entre as principais semanas de moda do mundo a estabelecer novos padrões de participação nas passarelas para ajudar na prevenção de problemas extremos de saúde entre modelos. Junto com o Ministério Público de São Paulo, estabeleceu normas para preservar a integridade dos modelos presentes ao evento e ter garantias de estarem aptos a exercer a profissão. Mesmo não contratando modelos, o que é feito pelos estilistas diretamente com as agências, a SPFW percebeu a necessidade e assumiu a dianteira.
Entre as medidas em vigor atualmente, que apresentaram bons resultados, está a necessidade de atestado médico garantindo a plena saúde e condições de trabalho, além de não se permitir menores de 16 anos nas passarelas e exigir alvará para as menores de 18 anos atuarem. Toda esta documentação é fornecida pelas agências antes da semana de moda. Além disso, lançou uma campanha com cartilhas de conscientização impressas e online distribuídas a pais, modelos e agentes.
Desde o início desta temporada notamos com preocupação que algumas modelos estão muito magras. Como a maioria destas profissionais está baseada na Europa e nos Estados Unidos, onde atuam a maior parte do tempo (elas ficam dois meses do ano no Brasil, o restante fora em desfiles e campanhas), acreditamos que esta discussão tem que se dar em um âmbito mais amplo, internacional, onde de fato são estabelecidos os padrões e as exigências estéticas.
Por isso, desde segunda-feira estamos em contato com organizadores das principais semanas de moda, editores das principais revistas, fotógrafos e formadores de opinião dos principais centros de moda na tentativa de estabelecer um documento com propostas de trabalho comum com regras conjuntas para reverter o padrão vigente.
Entendemos que este é um assunto que transcende a moda e que requer um esforço conjunto de toda a sociedade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário